Pastoral do Batismo

O Batismo, sacramento do “novo nascimento”, nos torna cristãos, filhos de Deus em Cristo, participantes da missão de Cristo e membros da Igreja, sacramento universal de Salvação.

Informações

Preparação dos Pais e Padrinhos: 3º Sábado do Mês às 20:00hs (Não é permitido atrasos).

Dia do Batismo: 4º Domingo do Mês às 09:00hs

Taxa: R$ 25,00

Toda Criança tem direito ao sacramento do Batismo, independente da situação civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formação cristã da criança.

Idade Mínima até os 07 anos completos. A partir dos 07 anos, só pode ser aceita para o batismo após receber instrução sobre as principais verdades da fé, a pessoa de Jesus Cristo e o significado deste sacramento. Isto é, deverá fazer a catequese.

Os pais, ou ao menos um deles ou quem legitimamente faz suas vezes, devem consentir com o Batismo, e demonstrem “fundada esperança” de que a criança será educada na religião católica. Os Pais são os primeiros responsáveis pela vida e educação cristã dos que receberão o Batismo. Os Padrinhos tem um encargo secundário aos pais.

Os Padrinhos habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha, podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha.

A Escolha dos padrinhos deve ser feita pelos pais responsáveis pela criança.

O Padrinho e Madrinha não pode ser o pai nem mãe da criança.

Deve ser católico praticante, fiel aos preceitos da Igreja.

Os Padrinhos casados estejam em situação regular perante a Igreja. Situações especiais sejam devidamente analisadas pelo Pároco.

Documentos Necessários: (Xerox + Original)

  • Certidão de Nascimento da Criança;
  • RG dos Pais e Padrinhos;
  • Certidão de Casamento Civil e Religioso dos Padrinhos (Casados);
  • Certidão de Batismo, Catequese ou Crisma dos Padrinhos (Solteiros);
  • Comprovante de Endereço da Criança.

No Dia do Batismo trazer uma Toalha “BRANCA” pequena.

A Vela e a Certidão de Batismo já estão inclusas no valor da Taxa mencionada.